“Se encontramos, nesta época, grande quantidade de poemas em forma de cruz,
de losango, de cálice, encontramos também, como ocorrera no final da
Antiguidade e durante a Idade Média, muitos textos em forma de altar.
Afinal, sempre procurou o homem meios para se aproximar das divindades, a
fim de superar as limitações inerentes à condição humana. (...)
As
razões parecem muitas, porque visualizamos uma forma simétrica, conforme
rezavam os cânones estéticos renascentistas. Mesmo assim, podemos
determinar, segundo a ordem visual do poema, elementos que, consoante a
percepção do poeta, possam justificar esta aparente assimetria. (...)
O poema de Porfyrius Optatianus, se apresenta impecável, seguindo sempre a
media de dez, ou seja, sempre retornando à unidade.
“(...)
a construção de um altar-poema não se fecha em si mesma, porque, segundo a
ideologia predominante à época, declara um estado de religião e, ao mesmo
tempo, um estado de arte. Uma arte que visava à elevação do homem ao eterno
e que, em decorrência, era praticada segundo cânones estéticos em que os
símbolos se avultam, porque isotopias do sagrado e de uma categoria do
poético que também entremostra a práxis filosófica e estética do
maneirismo.”
“Por
estas razoes, não se constrói um altar, senão levado por uma intenção que
ultrapassa os limites do humano. O altar, representando o microcosmo,
alteia a figura do implorante, à proporção que, captando as energias da
Divindade, proporciona ao suplicante elementos que lhe permitem
aproximar-se do sagrado.”
JOSÉ
FERNANDES: O Poema visual: leitura do imaginário esotérico (Da
antiguidade ao século XX). Petrópolis: Vozes, 1996.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Seu comentário é sempre bem vindo!
Este espaço é seu, fique a vontade.
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Em hipótese alguma faça propaganda
de outros blog ou site.
Seu comentário precisa ser relacionado com assunto do post
Para enviar seu comentário você pode optar
por conta no Google caso tenha
Ou use a opção Nome(URL é opcional)